Porque você deve ter um blog em 2019?



Certamente já deve ter pensado porque as pessoas têm um blog em 2019, não é mesmo?
Se acaso você acompanha várias influenciadoras deve passar bastante tempo online. Quem tem perfil seja no Instagram e seja no Facebook facilmente segue uma ou mais blogueiras.
Fotos bonitas, feed organizado, nicho definido, aplicativos de edição os instablogs estão dominando a internet.  Por outro lado, muita gente trocou a televisão pelo YouTube e os influenciadores de sucesso possuem canais com vídeos atualizados quase diariamente.



Hoje, eu quero te propor uma reflexão sobre como os blogs funcionam. Vou tirar as suas dúvidas para que você entenda porque ter um blog em 2019 é uma opção.
Pronta para saber mais sobre as oportunidades para blogs em 2019? Continue lendo!


Começando a ter um blog em 2019


Quem está começando a blogar ou tem o sonho de ser uma influenciadora digital acaba pensando primeiro em postar fotos ou gravar vídeos e acaba deixando os textos de lado.
Afinal, várias mídias sociais são mais simples e podem dar um retorno rápido, seja em número de seguidores, seja em parcerias com marcas famosas. Então, porque você deve ter um blog agora?
Sinceramente, eu passo muito tempo online e tenho amigas blogueiras e influenciadoras. Nesse sentido, até em uma conversa esse assunto acaba aparecendo ou em grupos de Whatsapp ou em comunidades no Facebook.

O que leio com frequência são perguntas do tipo:
  1. Vale a pena ter um blog em 2019?
  2. Com quantos seguidores no meu canal eu já posso criar um blog para mim?
  3. Fazer vídeo dá mais dinheiro do que escrever posts?
  4. As pessoas gostam mesmo de ler textos em blogs?
  5. É melhor ter blog ou Instagram?
Eu respondo algumas dessas perguntas nesses posts:
Como divulgar um blog corretamente
05 formas de divulgar seu blog no Pinterest

O que eu quero te dizer é que sim, surpreendentemente, é possível virar uma blogueira e ter um blog com visitas e conteúdo de qualidade em 2019.




Quem tem blog hoje em dia?

Está certo, o dia a dia é corrido, seja como for todos nós temos compromissos e, mesmo que seja nossa vontade é complicado ler qualquer coisa por mais de cinco minutos e continuar prestando atenção.
Mas, quem gosta de ler ou procura uma resposta para suas dúvidas joga o assunto no Google e visita um blog! O blog passa seriedade e pode falar sobre todos os assuntos:
  • Moda
  • Cabelo
  • Livros
  • Filmes
  • Estilo de vida
  • Maternidade
  • Cultura
  • Esportes
  • Culinária
  • Dicas e Tutoriais



Qual o segredo dos blogueiros?


Já reparou que as gurus e top blogueiras continuam blogando até hoje? Quando eu comecei a escrever e fazer vídeos por hobby, lá em 2011, algumas dessas meninas já tinham seus diários virtuais em forma de blog:


Foto: Reprodução Bruna Tavares

  • Bruna Tavares
  • Gabriela Sales
  • Raka Minelli
  • Lia Camargo
  •       Camila Coelho
  • Evelyn Regly
Mesmo depois de anos de estrada, milhões de seguidores no YouTube e perfis populares no Instagram elas continuam com blogs atualizados e com assuntos atuais. Sim! Mesmo depois da fama, de terem filhos, do casamento, ficarem ricas e tudo o mais...


Foto: Reprodução Evelyn Regly via Instagram


Além disso, eu mesma visitei os blogs enquanto pensava em escrever esse artigo e...posts novinhos estavam lá prontos para serem lidos e compartilhados online.
Então, o que faria uma influenciadora com parcerias com marcas, situação financeira estável e mídias sociais engajadas escrever posts de 1000 palavras ou mais pelo menos uma vez por semana?
Será que o blog está com os dias contatos mesmo? Afinal, porque as influencers continuam com isso se têm perfis nas outras redes com muitos seguidores?

Qual o segredo de ter um blog? O que as bloggers não te contaram?



Por mais que pareça algo simples, o que ninguém te conta sobre a internet é que, a única autoridade que você pode conseguir é através do seu blog.




Isso mesmo, o blog é seu endereço online, onde as pessoas vão poder te encontrar mesmo que não tenham Instagram ou Facebook.
Quando tiverem dúvidas, vão no Google digitar uma pergunta e verão o seu texto ou a foto do seu post, é muito raro uma postagem do Instagram aparecer nos resultados de pesquisa fora do app.




Então, as blogueiras ( e as pessoas com mais de 25 anos) que passaram pelo
  • ICQ
  • MSN
  • ORKUT
  • SNAPCHAT

Sabem que todo o trabalho feito na rede pode mudar de uma hora para a outra, porque o público acaba descobrindo novas mídias e mudando o foco.



Em outras palavras, é legal aproveitar a onda do Instagram, o reconhecimento no YouTube e o boom do Pinterest que está alavancando milhões de blogs de forma orgânica por aí. Entretanto, não podemos nos deslumbrar com parcerias e brindes. Até porque eles só vêm para quem tem seguidores e esses números são bastante instáveis.

Motivos para ter um blog no ano de 2019


Se o simples exemplo das blogueiras ainda não te convenceu, tenho mais algumas razões para você:
  • É possível ganhar dinheiro online com banners na lateral do blog e posts patrocinados
  • Com o SEO correto é possível atrair buscas pelo Google e direcionar os internautas para o post que você desejar
  • Você pode personalizar o blog usando seu nome ou criar uma marca através do blog


Inegavelmente, não adianta criar o blog e sair correndo. Blogs famosos tem muitos posts, bem escritos, fáceis de entender e com assuntos interessantes.
O post que você acessa em um blog viral, salvo quando o assunto são noticiais e atualidades, foi planejado com antecedência. O texto é escrito e revisado por redatores e profissionais de marketing antes da publicação.
Então, toda vez que bater aquele desânimo para postar e escrever um texto de qualidade, lembre-se das blogueiras experientes e siga em frente.
Vale a pena estudar e pesquisar sobre SEO. Caso você tenha pressa, uma alternativa é solicitar o serviço de um redator profissional para melhorar a qualidade do seu blog.





Eu venho estudando há algum tempo e posso dizer que essa é a melhor forma de ter um blog e não gastar uma fortuna para conseguir visitas.
Invista em conteúdo e seu blog será seu melhor amigo! Bons posts!

Postar um comentário

0 Comentários