05 formas de divulgar o seu blog no Pinterest

O Pinterest é, junto com o Instagram, uma das redes preferidas das grandes influenciadoras e blogueiras profissionais. A rede, que tem o visual como peça fundamental para ganhar engajamento e seguidores tem o benefício de reter novos visitantes para o seu site!

Blog profissional no pinterest

Saiba neste guia maneiras de divulgar o seu blog no Pinterest!

05 formas de divulgação no Pinterest

como divulgar blog no Pinterest

Crie um perfil comercial

Assim como no Instagram, no Pinterest é possível mudar o seu perfil para comercial. Essa mudança irá sinalizar ao site que você é um produtor de conteúdo e irá automaticamente aumentar a relevância de todo o material que você 'pinar' por lá.

Outra vantagem é que, após algumas horas de realizar essa configuração o aplicativo passa a monitorar os acessos as suas fotos e cria um banco de dados onde é possível saber quais pastas e fotos estão tendo mais engajamento. 

Ao mudar para perfil comercial, o Pinterest pergunta o endereço do seu site. A partir daí é possível reivindicar o seu blog! Esse passo é importante pois garante que toda vez que algum post do seu blog for inserido em alguma pasta do Pinterest o sistema atribua os créditos do conteúdo ao seu perfil. 

Capriche na descrição do seu perfil


Outra maneira de conseguir uma boa divulgação é incluir informações precisas no seu perfil.

O meu eu coloquei dessa forma:

Como fazer perfil no Pinterest
Clique na imagem para ver em tamanho maior.

1.Meu nome e 3 características
Sou blogueira e meu blog fala sobre dicas e o mundo nerd (pelo menos era esse o foco principal quando o É da Rosa nasceu em junho de 2017).

2.Cidade e Estado
Localização é importante para criar vínculo com seu público.

3.Nome do site 
Aqui o blog aparece com o blogspot porque ele é hospedado no Blogger, mesmo possuindo domínio próprio. Achei importante manter assim, pois quem tivesse o link original seria redirecionado automaticamente para o domínio.

4.Descrição sobre mim e/ou o que escrevo como blogueira
No parágrafo pensei em focar nos assuntos que mais poderiam me trazer um possível engajamento: dicas para influenciadores, moda, estilo, seriados e beleza. Se a sua descrição for objetiva ainda é possível incluir o nick de alguma outra rede no meu caso optei pelo instagram @edarosablog


Crie pastas em destaque

As pastas são a forma de organizar suas fotos no Pinterest. Ao criar seu perfil é possível escolher algumas dessas pastas para serem exibidas como slides a cada acesso ao seu perfil. Quanto mais ligado ao seu conteúdo essas pastas forem, maior a chance do leitor entender que o seu blog é especialista naquele assunto.

As minhas pastas em destaque são: Esmaltes e cores, Moda e feminices, Meninos na moda, Cabelos e Blog É da Rosa. 

Dica: tenha sempre uma pasta com o nome do seu blog. 
Assim fica mais fácil memorizar seu link.


Use os assuntos populares do seu blog como tema de suas pastas


Você precisa demonstrar ao internauta que é uma influenciadora de um determinado assunto. Assim, se o seu blog possui alguns assuntos com mais visitas que outros, esses temas que devem ser os primeiros a ganhar destaque! Tenha ao menos 05 pastas relacionadas ao seu tema principal. 

Exemplo: Resenhas, Autores Nacionais, Autores Internacionais, Poesia, Séries.

Pelo nome das pastas já podemos notar que esse é um produtor de conteúdo relacionado a livros e literatura. Automaticamente, quem gosta desse assunto passará a seguir esse perfil.

Faça parte de uma pasta colaborativa


Desde o primeiro post falando sobre Pinterest no BEDA em Abril (veja aqui) eu havia comentado que as pastas em grupo, ou colaborativas, são importantes. Além de ser uma chance de fazer amigos e conhecer outras influenciadoras existem pastas que pedem aos integrantes que salvem os pins dos outros membros da equipe. 

Ah, eu criei uma pasta sobre Playlists...Se você for um blogueiro que fala sobre o assunto lhe convido a fazer parte do meu grupo de colaboradores por lá. Clique aqui para ver a pasta Playlist

Essas são minhas dicas para divulgar no Pinterest. E você, como costuma divulgar seu conteúdo?

Ah, se ficou alguma dúvida ou se você é novo no Pinterest e gostaria de mais posts sobre o assunto me avise nos comentários, ok. 

Caso essa seja sua primeira vez por aqui, te convido a acompanhar o blog em uma das redes sociais que posto com frequência. Tá cheio de dicas interessantes por lá também!