Como foi o BEDA no mês de Agosto

Os blogs são cheio de tags e desafios! Eles ajudam a proporcionar a interação com outros influenciadores, captar novos leitores e fidelizar o público que acompanha o que você escreve.

O que é BEDA

Um dos desafios mais populares entre os blogueiros é de fazer BEDA nos meses de Abril e Agosto. No post de hoje compartilho como foi participar dessa maratona de posts e escrever assuntos diferentes e de qualidade aqui no blog!


Hey! Tudo bem por aí? Espero que sim. O post de hoje é uma dica para blogueiras sobre o BEDA. Esse desafio é bastante popular e acontece duas vezes por ano. Eu participei nas duas ocasiões e, nesse post vou comentar o que achei e quais foram os benefícios para o blog.

Blogs iniciantes
Como foi o BEDA?

O que é BEDA?


O BEDA vem do inglês Blog Every Day (Blogar Todo Dia) essa proposta acontece nos meses do ano que começam com a letra A. O blogueiro que participa do BEDA em Abril escreve 30 posts em sequência no seu site, já no mês de Agosto o desafio é realizar 31 artigos.

Motivos para postar diariamente no blog

31 artigos em 31 dias
Motivos para escrever com frequência no blog

Existem vários motivos para escrever com uma frequência maior no blog. Resumidamente, posso citar cinco razões que me motivaram a escrever todos os dias.

Produzir conteúdos em conjunto com as outras redes sociais: no Instagram geralmente eu coloco resenhas sobre produtos que estou usando, esmaltes, cremes de cabelo e dicas para crescimento dos fios. Já no blog, o conteúdo era mais sobre dicas de séries, filmes e moda. Assim, eu pude sincronizar as fotos do Instagram e do Facebook com o post do dia no blog.

Aumentar o engajamento: sim, essa palavra é tudo na vida de quem quer seguir a carreira de influenciador digital. Quando você escreve pouco,  geralmente o leitor que lhe visitou acaba esquecendo o seu blog, já que, quando ele visitou seu link o texto que estava lá era o mesmo que ele já havia lido e comentado. Ao escrever diariamente, novos leitores sempre terão conteúdo interessante para visualizar e, certamente se lembrarão de você quando quiserem mais informações a respeito do seu nicho.

Conseguir novos visitantes: ao divulgar que está escrevendo diariamente, muitas pessoas que ainda não lhe conheciam podem visitar seu blog pela primeira vez. Se o conteúdo for interessante e bem escrito, certamente se tornarão seguidores em alguma rede social para acompanhar seus posts.

Atualizar posts antigos: em um ano algumas informações podem ficar desatualizadas. Antes de começar a escrever, sempre procurava os posts do início do blog e, se algum precisasse de mais esclarecimentos virava a pauta do dia. Dentro do post novo sempre havia uma referência ao anterior para que o leitor pudesse acompanhar a discussão a respeito do tema.

Escrever para o público-alvo: escrever diariamente só tem sentido se for o que o seu leitor gostaria de ouvir! Aqui, escolhi assuntos relacionados a cabelo, beleza e moda. Também entraram na lista assuntos que foram bem comentados nas redes pelos seguidores do blog como as listas de filmes e playlist, que, apesar de não serem o foco do blog são um assunto que as pessoas gostam de saber mais a respeito.

31 posts em 31 dias

Fazer uma maratona de posts não é fácil! Eu pensei MUITO antes de iniciar o mês para ver se realmente iria fazer. Mas, seguindo esses passos e me organizando foi possível e, creio que até melhor do que o primeiro BEDA no mês de Abril.

Todos os posts foram divulgados nas redes do blog e tiveram uma  recepção positiva. Comentários, novos seguidores e visitantes ajudaram a demonstrar que o projeto estava valendo a pena. Ah, se você tem blog e gostaria de saber como eu faço para divulgar os posts nas redes sociais me avise nos comentários que faço um post especial falando mais sobre esse assunto!


Tenho blog, devo postar todo dia também?


blogs profissionais
Vale a pena participar do BEDA?


Essa pergunta é bastante relativa, eu conversei com amigas que possuem blogs e muitas me falaram que não iriam fazer o projeto BEDA. Acredito que escrever em sequência é um desafio e deve ser feito apenas se você acha que possui uma rotina de tempo compatível. Para fazer os posts sobre moda e signos, por exemplo, eu sempre preciso pesquisar bastante pois não tenho o conhecimento do perfil de cada signo do zodíaco, assim, quando escrevo é um tipo de post que demanda algumas horas de estudo para que fique bom.

Geralmente eu escrevo três vezes na semana então mais que dobrei o volume de textos. Caso seu blog tenha postagens semanais, talvez um bom caminho para testar seja dobrar o número de posts por um tempo. Se a resposta for positiva, comece a estudar quais artigos seriam interessantes para criar um mês de posts seguidos.

Para mim, creio que postar 365 posts no ano ainda não é a melhor opção, mas essas maratonas melhoraram meu blog e me ajudaram a incrementar a escrita também! 

E você, possui blog? Qual o máximo de posts que publica em um mês? Compartilhe sua experiência e me fale nos comentários!


Caso essa seja sua primeira vez por aqui, te convido a acompanhar o blog em uma das redes sociais que posto com frequência. Tá cheio de dicas interessantes por lá também!